terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Capitu e pensamentos atrasados


Esses dias estava me lembrando do case que revela uma das estratégias de marketing feita pelo pessoal da
Globo ao lançar em 2008 a microsérie "Capitu" (escrita por Euclydes Marinho e dirigida por Luiz Fernando
Carvalho).

UM POUCO SOBRE "CAPITU"
Capitu foi produzida em homenagem ao centenário de morte de Machado de Assis.
Ou não, devem ter aproveitado a época do centenário (Machado em alta) para lançar a microsérie
(o que não desmerece nem um pouco o que foi produzido).
Na verdade Capitu não é nenhuma adaptação de "Dom Casmurro" mas sim uma obra a parte que se baseia na obra de Machado.

BREVE ANÁLISE
O núcleo de fotografia de Capitu é muito bom, não é a toa que ganhou prêmios nesta e em outras áreas!
São vários recortes, cores e cenas que se misturam e contrastam o teor de antiguidade da obra (Dom Casmurro) com a realidade atual. Usaram até a tatuagem que a atriz tinha no braço para fazer essa dinâmica.

A atuação (em conjunto com a ambientação)  foi pensada desde os simbólicos detalhes que passam despercebidos pelos olhos dos desatentos mas revela-se uma verdadeira obra de arte àqueles que apreciam tal trabalho.

A trilha sonora corre em harmonia  pelo mesmo caminho da fotografia e atuação.
Músicas como Elephant Gun (Beitrut) marcaram as cenas alegres e outrora tristes, fazendo o espectador
se emocionar a cada minuto dos 5 episódios.

MARKETING USADO
Voltando a falar do marketing, vejam o case "Mil Casmurros" para entenderem a genialidade do projeto:



A Globo dividiu o livro "Dom Casmurro" em 1000 pequenos trechos em um site: "Milcasmurros.com.br"
e propôs aos usuários que escolhessem seu trecho e gravassem sua narração através da webcam.
Muita gente participou principalmente por causa da proximidade com as redes sociais (twitter, facebook, entre outros meios de publicidade usuário a usuário).

Resultado:
Todos comentando e participando do projeto proposto pelo site:
Completaram os Mil Casmurros praticamente no mesmo instante em que o primeiro capítulo de Capitu ia ao ar.
Realmente impressionante. (O livro virou uma rede social.)


UM OUTRO CASO...


PROJETO QUADRANTE


Foram “perdidos” propositalmente 2000 DVD’s, contendo algumas cenas inéditas da mini-série. No hotsite pede-se que as pessoas que encontrarem os DVD’s, postem depoimentos sobre o que acharam das cenas e deixem-nos em algum lugar público, para que outra pessoa também o encontre e assim a campanha se prolongue.(fernandoluz)

Particularmente eu não conhecia esse projeto quadrante, mas agora estou certo de que essa foi uma das mais bem montadas estratégias de se divulgar uma série em conjunto de uma obra literária realizadas pela Globo.


SEm contar que Luiz Fernando Carvalho se supera cada vez mais a julgar pela direção de Afinal, o que querem as mulheres, outra série magnífica que ainda terei o prazer de comentar por aqui.

5 loucos fugidos comentaram. Comente você também!!:

Aмbзr Ѽ disse...

parabens pelo post, pq eu achei interessantissimo a forma que a serie foi retratada, relamente a personagem é lendária. e o que podemos dizer da fotografia, como vc frizou é linda mesma; a personagem ela e os olhos... d+

Aмbзr Ѽ disse...

Olá, vim avisar que estou saindo de férias do meu blog e retorno em janeiro. Antecipadamente queria desejar um feliz natal e um 2011 repleto de felicidades. Assim que for possível, estarei tirando alguns momentos para ler seus posts este fim de ano.

abraços fraternos

http://terza-rima.blogspot.com/

Rart og Grotesk disse...

Olá, tudo bem? valeu pelo comentário e pela dica em meu blog, eu já tinha fuçado uma vez aquele site que vc passou, mas mesmo assim, obrigado por ter me passado, porque preciso olhar com calma.
Até mais, boa semana e feliz 2011!abraço!

cris mitsue disse...

Eu acompanhei "Capitu" e a série me surpreendeu. Não esperava que seria tão bom como foi. E o melhor: foi fiel ao livro todo tempo. E claro, sem contar que a produção, toda parte técnica, direção de arte, estão de parabéns. Não sou muito de elogiar programas da Globo, mas esse foi um dos poucos trabalhos que essa emissora conseguiu fazer - na minha humilde opinião.

Gostei também como foi feito, o contraste do algo antigo pra atualidade. A cena que Capitu e o Bentinho dançam juntos com fones de ouvido foi uma das melhores cenas! E o tom pastel das cenas, as cores bem neutras, mas com aquele aspecto sujo de antigo, nunca vou me esquecer da beleza que tudo foi.

E não tinha conhecimento dessas estrategias de marketing e tal, super interessante isso.

Bom, adorei passar por aqui, voltarei mais vezes. Beijocas e boas festas!

:D

cris mitsue disse...

Olha eu de novo aqui! Pois entao, adorei a visita no meu blog e agora já tem um presente te esperando por lá, no Eu e Nanquim :D Espero que goste, beijao!

Minha foto
Blogueiro, ilustrador, desenhista, administrador, programador e curioso. Amo aprender e estou sempre em busca de coisas novas.