sexta-feira, 12 de março de 2010

FILOSOFIA _Amar o saber_ (Saber ama-la)

Esse post foi completamente baseado em uma pergunta de um internauta que a publicou no Yahoo Aswers.
Sei que seu objetivo principal era resolver algum trabalho escolar ou algo assim... mas não foi difícil ajudá-lo. O que era para ser uma frase explicativa acabou virando esse texto.





A pergunta: O filósofo na sociedade atual tem encontrado situações/momentos para expor o seu pensamento? justifique.

          Não, os filósofos não estão extintos.
        Enquanto houver uma sequer pergunta sem resposta existirá um filósofo obcecado por sua solução.
        Creio eu que nunca terá fim esse jogo de perguntas e respostas, pois quanto mais se sabe, mais se pensa, mais ainda serão os questionamentos contrários e as contradições encontradas. Isto porque o ser humano é falho e propriamente contraditório.
        Atualmente os pensadores encontram na política, no Estado, na ciência (direitos humanos, clonagem, bebês in vitro,), na indústria, na mídia, na beleza, na liberdade e até na fé; uma razão para questionar, destruir conceitos e argumentar por uma verdade que ele acredita se encaixar com mais perfeição à sociedade na qual estão inseridos.
        Há muitos filósofos por ai, mas estes não têm tanto destaque quanto aqueles famosos clássicos como Platão, Sartre, Aristóteles, entre outros que estudamos por ai. Todos aqueles que cursaram filosofia na faculdade pode ser denominado filósofo, muitos lecionam, muitos se reúnem e botam em conflito pensamentos em debates.
        Enfim, a filosofia continua viva, inclusive no pensamento de cada um de nós, mesmo que não saibamos os conceitos gerados ao longo da história da filosofia – nem ela propriamente dita – mas sim porque temos – ou deveriamos ter – consciência e amor ao conhecimento*. Essa ânsia pelo saber e a quebra das verdades impostas pela sociedade são o que fazem com que essa fonte do conhecimento não seque.



*(da etimologia grega: "philia" amizade e "sophia" sabedoria)

0 loucos fugidos comentaram. Comente você também!!:

Minha foto
Blogueiro, ilustrador, desenhista, administrador, programador e curioso. Amo aprender e estou sempre em busca de coisas novas.