Acabo de fazer um trabalho (Logística) sobre o Grupo FIAT e resolvi compartilhar essa história de sucessos e adaptações!
Espero que possa auxiliar o trabalho de outras pessoas.
Fiat: 100 anos positivos de Liderança
----Intro----
Fundada em 1899, a Fiat é um dos pioneiros da indústria automobilística. Enquanto algumas empresas de automóveis começaram fazendo bicicletas ou consertando máquinas de cortar grama, os cientistas Fiat, engenheiros e designers, desde o início, foram os primeiros a desenvolver uma variedade de campos que incluem automóveis de passageiros, metalurgia, veículos comerciais, tratores, equipamentos ferroviários, aeroespacial e energia nuclear.
A história da Fiat é um motivo de orgulho.
Venha conosco dar uma olhada em alguns dos marcos que ajudaram a moldar o século XX e além.
1899 1910-----------------
Fiat é fundada no final dos anos 1800 - um período preenchido com o fervor de iniciativas grandiosas, o espírito inventivo e novas ideias. A Fiat estava destinada a se tornar rapidamente um dos maiores grupos do setor industrial.
1899: em 11 de julho, a escritura de constituição é assinado dando nascimento à Società Anonima Fabbrica Italiana Automobili Torino - FIAT
O primeiro carro construído é o HP 4.
1900: A primeira fábrica é inaugurada e a produção chega a 24 carros por ano. Em julho deste ano, a Fiat entra em uma corrida com um 2 cilindros, um protótipo 6 HP dirigido por Vincenzo Lancia ganha a corrida, com uma média de 29,2 MPH ao longo do percurso de 139,8 milhas.
Foi o início de uma tradição de competições ilustres.
1902: Giovanni Agnelli torna-se Diretor Administrativo.
1903: a empresa está cotada na bolsa de valores e começa a produzir seus primeiros veículos para transporte de mercadorias.
Fiat começa a exportar carros para a França, Inglaterra e EUA.
1905: Louis Chevrolet corre com um Fiat na Taça Vanderbilt, em Long Island.
Posteriormente funda a Chevrolet Motor Car Company (comprada pela General Motors (GM))
1906: De um total de 8 milhões de Liras (moeda italiana) em vendas anuais, as vendas de exportação atingir 6 milhões de Liras.
Produção de automóveis é ampliada com a adição de modelos HP 8, 10, 12, 24, 60, 100 e 130.
A empresa também começa a fazer caminhões, ônibus, bondes.
1907: Fiat constrói o seu primeiro motor marítimo, um a diesel, quatro cilindros.
Neste ano ganham o GP da França, Targa Florio e a Copa do Imperador na Alemanha.
1908: a empresa começa a fabricação de motores de aeronaves: o primeiro desenvolvido é o SA 50hp 8/75,
uma válvula de sobrecarga, refrigerado a ar
V8 que incorpora a experiência adquiridos no circuito de corridas de automóveis.
1910 1920 -----------------
Na Europa, o novo século se desenrola, o progresso econômico e científico significativo continua.
Mas a erupção da Grande Guerra tem um impacto considerável sobre a atividade industrial, uma vez que é transformado em apoio ao esforço militar do
país.
1910: seis novos modelos são lançados: o 15/12 HP, HP 15-20, 20-30 HP, 30 -45 HP e os Tipo 5 e Tipo 6.
Fiat desenvolve primeiro a engenharia dos submarinos movido a motores.
[imagem]
O Fiat S76 foi cronometrado a 180 MPH em uma pista de Long Island, em abril de 1912. 3 litros A 28, 300 HP 4 cilindros do motor ainda detém o recorde de ser o maior motor automotivo já feito.
1911-1914: carros Fiat ganham uma série de corridas internacionais, como a Grand American Prize, o Indianapolis 500-Mile Race e de Gotemburgo-Estocolmo Winter Cup.
O primeiro carro de produção pequeno deslocamento, o Fiat Zero, é criado.
1914: como parte do esforço de guerra, quase 20 mil unidades do camião 18BL são produzidos e, nos anos seguintes, vários motores de aeronaves.
Fiat constrói um motor marinho que atinge 5.000 cavalos de potência.
[Imagem]
O Fiat 1912 Zero vai para a Itália o que o Ford Modelo T foi para a América, exceto a Fiat era mais avançada com uma suspensão e sistema de
transmissão que tinha mais em comum com o 1928 Ford Modelo A.
1915-1917: fábrica de Lingotto começa a ser construida, a maior da Europa no momento.
Grupo entra na siderurgia e ferroviário.
1917: Fiat constrói um avião que sobe além de 20.000 pés.
1919: imediatamente após a guerra, Fiat sai com o "501 economy", 505 e 510, bem como o seu primeiro trator, o 702.
1920 - 1930 -----------------
O pós-guerra para a Itália é marcado por conflitos políticos e sociais intensos. Estes são anos difíceis para a empresa que requer atenção rigorosa à gestão de custos. Em 1923, com a crise ter passado, a fábrica de Lingotto é inaugurada e torna-se o símbolo da Fiat, cujo futuro é agora indissociável do conceito de produção industrializada. Dentro da fábrica, a linha de montagem é introduzida e métodos de trabalho são transformados.
Giovanni Agnelli
1920: . Giovanni Agnelli torna-se presidente da Fiat.
Primeiro motor double overhead cam (DOHC) é instalado no carro de corrida Fiat 801 / 402.
[imagem] 3 motor dois cilindros - double overhead cam
1922: o biplano AL, aeronaves de aviação da Fiat primeiro civil, tem o seu vôo inaugural.
Fiat constrói um avião que estabelece um novo recorde mundial em 209 MPH.
No mesmo ano, é inalgurada a Grandi Motori para a construção de motores marítimos.
1925: o Fiat 509 combina a economia de um pequeno carro com a capacidade de um carro de tamanho médio. O motor era um 1 litro, um cilindro.
1927: Fiat patenteteia uma suspensão de braço dianteiro, o strut/shock com mola concêntricos.
Vinte anos depois, Earle S. MacPherson re-inventa.
1921-1929: a década presencia o lançamento de vários modelos, incluindo o lançamento do SuperFiat, o 519, um carro de luxo seis cilindros, o 503 e o 509.
Em 1927, o 520 é oferecido com direção à esquerda (ao contrário da mão inglesa) e, em 1928, cabeças de cilindro de alumínio são adotadas em carros modelo de produção, representando um primeiro mundo.
1929 chegam o 514 e do 525 economy elegance. A van 1014 também é lançada: com seis rodas,
transmissão dupla e chassis articulados, este veículo é imbatível fora de estrada. Fiat constrói a primeira locomotiva diesel-elétrica em 1926.
curiosidade: Mão inglesa
As antigas carruagens inglesas eram obrigadas a andar do lado esquerdo da via para evitar que o longo chicote do cocheiro atingisse pessoas na calçada. E a tradição foi mantida.
1930 - 1940 -----------------
Para Fiat, início dos anos 30 são marcados pela consolidação da sua base de produção e significativa expansão no exterior:.
Da França para a Espanha, Polônia e União Soviética.
1930: a chegada do "Littorina", primeiro bonde do mundo.
1932: o trator 700C é lançado.
[imagem]
O Fiat aerodinâmico 1.500 de 1935.
Observe como as rodas são colocadas nas extremidades externas do carro. Isso contribuiu para a excelente movimentação do Fiat 1500 como foi conhecido.
1930-1935: Fiat lança 15 mais modelos. Alguns tornam-se marcos na história automobilistica: o popular 508 Balilla, o deluxe 518 e 527 Ardita, o
aerodinâmico 1500, o econômico e os 500 Topolino 500 Topolino e o 1100 “Musone”.
1934: Francesco Agello atinge 709 km por hora em um mc72 Macchi-Castoldi movido por um motor Fiat AS6, estabelecendo um recorde mundial para a hélice hidroaviões que permanece invicto até hoje.
Fiat 500 Topolino 1935
1937: Começa a construção da fábrica Mirafiori. É inaugurada dois anos mais tarde, São introduzidos métodos de trabalho mais avançados para a Itália.
1940 - 1950 ------------
Com a entrada na guerra, a Fiat tem que converter a produção para fins militares. A empresa reduz drasticamente a produção de carros, enquanto a produção de caminhões é multiplicado cinco vezes.
Veículos blindados, aviões e motores marítimos também são produzidos.
1940: o Fiat 016 locomotiva excede 160 quilômetros por hora, quebrando o recorde mundial de velocidade no motor a diesel da categoria.
1942: lançamento do trator de rodas e 700D o modelo "50", uma cavadeira a diesel.
O último foi escondido por medo de ser requisitado pelos alemães. É recuperado no final da guerra e começa a produção em massa.
1945-1947: Agnelli morre em 16 de Dezembro de 1945 e Vittorio Valletta torna-se presidente. Produção em larga escala de carros de passeio, além de caminhões, ônibus, tratores de alta potência, vagões, aviões e motores marítimos de grande porte.
1945: Fiat adquire a Weber Carburetor Company de Bolonha
1949: o número de empregados atinge 71.000 e a empresa retorna para o crescimento da linha de fundo.
1950 - 1960 -------
Itália experimenta um período de boom econômico e a indústria automobilistica é um dos principais motores do crescimento intenso:
De um carro para cada 96 habitantes em 1949 torna-se um para cada 28 habitantes em 1958 e um para cada 11 habitantes em 1963.
Fiat tem agora mais de 85.000 funcionários e produção de carros cresce seis vezes ao longo da década.
1951: o transatlântico liner Giulio Cesare, movido por um motor Fiat, entra em serviço e primeiro jato italiano, o Fiat G.80, toma o vôo .
1952: o alto desempenho 8V carro esportivo atinge 200 km por hora.
O helicóptero modelo 7002 é apresentado. No mesmo ano, a produção começa no caminhão 682N, que passa a ser produzido há mais de um quarto de século e se torna um marco na história do transporte.
1953: lançamento do 1400, carro de passageiros italiano, primeiro diesel-powered.
1954: Fiat constrói um carro experimental movido turbina.
época de testes
Fiat 600 de 1955
1955: chegada dos 600 popular, o primeiro Fiat com motor traseiro, rodas traseiras de automóveis de passageiros unidade. Impresit, uma empresa
especializada em civis de engenharia fundada em 1929, constrói estradas, túneis, pontes e barragens, como a barragem de Kariba, no rio Zambeze .
Fiat começa a fabricar turbinas a gás industriais.
Fiat G91 caça a jato
1956: o novo 500 e o Bianchina Autobianchi são lançados. O Fiat G.91 é selecionado como unidade tática para a OTAN.
1960 - 1970 -----------
A década começa com um espírito geral de otimismo e do milagre econômico continua na Itália. Fiat experiencia um dramático aumento nos volumes de produção:
o número de carros construídos por ano vai de 425.000 para 1.741.000;
caminhões de 19.000 para 64.800;
tratores de 22.637 para 50.558;
escavadeiras de 3.000 para 6.255.
Fiat dobra o número de funcionários para quase 171 mil.
Fiat torna-se um líder em energia nuclear e constrói e instala três usinas de energia nuclear durante a década.
1963: motor marítimo Fiat 9012 S entra em produção, no momento, os motores diesel mais potentes do mundo com 32.500 cavalos de potência.
1964: lançamento dos dois portas, cinco lugares Fiat sedan 850.
1966: Giovanni Agnelli, neto do fundador, torna-se presidente.
Um grande acordo é assinado para construção da usina em Togliattigrad Vaz, a Rússia, que produzia 2000 carros de passageiros Zigulì por dia.
1967: Vittorio Valletta morre. A produção começa na fábrica de Rivalta. Fiat tem uma participação majoritária na Magneti Marelli. O 124 é chamado "Carro do ano" e o Fiat Coupé Dino é lançado completo com motor baseado na tecnologia Ferrari.
1969: a empresa adquire Lancia e adquire uma participação de 50% em SEFAC-Ferrari. No mesmo ano, Fiat Ferroviaria e desenha e produz o Pendolino, primeiro trem de alta velocidade.
[imagem]
Fiat Rally 128. O Fiat 128 foi o primeiro carro produzido em massa tração dianteira com um motor transversal overhead cam, controlada por termostato ventilador de refrigeração, rack e direção de pinhão, suspensão dianteira e strut transaxle separado. Ele estabeleceu o padrão para o moderno sedã com tração dianteira.
1970: o 128, carro da Fiat primeiro disco da roda dianteira, é nomeado "Carro do Ano".
1970 - 1980 ---------
Perto do final da década de 60, há um longo período de protestos e distúrbios sociais que também envolve a Fiat e tem repercussões significativas sobre os resultados do grupo.
Apesar destas dificuldades, o grupo investe fortemente no sul da Itália e inicia a construção de fábricas localizadas em Termini Imerese, Cassino, Termoli, Sulmona, Vasto, Bari, Lecce e Brindisi. Durante o mesmo período, a Fiat começa o processo de descentralização das suas atividades operacionais, transformando a empresa em uma exploração industrial. Entre as primeiras empresas a ser estabelecidos foram Fiat Macchine Movimento Terra, Fiat e Iveco Engenharia.
1971: apresentação dos 127 que atinge um sucesso extraordinário e no ano seguinte ganha o prêmio "Carro do Ano".
A histórica marca esportiva Abarth torna-se parte do Grupo .
Lancia Stratos - Campeão do Mundo
1972: Lancia inicia a produção do Beta, que é seguido nos anos seguintes pela Stratos, Gama e Delta. No mesmo ano, Lancia vence Campeonato de Construtores do Mundo de Ralis "e leva o título novamente em 1974, 1975 e 1976. Fiat leva primeiro em 1977 e 1978.
1975: Ferrari vence o Campeonato Mundial de Fórmula 1 . Este triunfo é repetido em 1977 e 1979 .
Fiat 131 Abarth - Campeão do Mundo
1976: Centro Ricerche Fiat é fundado.
1978: O inovador sistema de montagem de automóveis chassis, "Robogate", é instalado em algumas plantas. Ao mesmo tempo, novas fábricas são construídas na Itália e no Brasil.
Comau e Teksid são estabelecidas.
1979: Fiat Auto cresce e, eventualmente, reúne a Fiat, Lancia, Autobianchi e marcas Ferrari.
1980 - 1990 -----------
Nos anos oitenta, o mundo industrial sofreu profundas transformações, sobretudo ligados ao desenvolvimento da eletrônica e novos materiais. A atenção para o meio ambiente também aumenta e Fiat demonstra a sua sensibilidade através da criação de veículos a gás elétrico e natural, e configurar o projeto Fare, para a reciclagem de veículos destinados a demolição.
1980: lançamento do Panda, que imediatamente se torna a peça chave no segmento "economy".
Fiat Uno
1983: no Cabo Canaveral, na Flórida, a Fiat Auto apresenta o novo Uno, um símbolo de inovação e renascimento tecnológico para a empresa. Considerado "Carro do Ano".
1984: Alfa Romeo torna-se parte do Grupo.
1985: produção começa na inovadora FIRE- Fully Integrated and Robotized Engine (produção totalmente integrada e robotizada).
1987: é desenvolvido o primeiro motor do mundo de injeção direta à diesel do mundo para carros de passeio.
1988: O Elasis centro de pesquisa "state-of-the-art" é criado por iniciativa do Grupo. No mesmo ano, o Fiat Tipo é nomeado "Carro do Ano".
Outros carros para alcançar o sucesso durante a década são os Fiat Regata e Croma, o Lancia Delta, Thema e Y10, o Alfa Romeo 164, eo GTO Ferrari,
Testarossa e F40, bem como os veículos comerciais Fiorino e Ducato.
1990 - 2000 -----------
Em resposta à cada vez mais dura concorrência internacional, o Grupo Fiat adota uma estratégia multi-track:
De um lado, investe em produto e processo de inovação e a busca de novos mercados fora da Europa com alto potencial de desenvolvimento e, por outro lado, ele implementa um plano de contenção de custos e de reorganização interna.
1990: o Panda Elettra é o primeiro veículo elétrico produzido em massa.
1992: Lancia Delta HF aposenta das corridas, com 46 vitórias do Mundo Rally Championship.
1993: a empresa adquire o prestigiado fabricante de automóveis Maserati e também introduz o projeto Autonomy para facilitar a mobilidade para os deficientes.
1995 , 1996 e 1998: o Fiat Punto, Fiat Bravo-Brava e, em seguida, o Alfa Romeo 156 são premiados como "Carro do Ano".
Alfa Romeo 156 GTA
1997: o Alfa Romeo 156 se torna o primeiro carro no mundo a ser equipado com um motor diesel com sistema Common Rail, que no espaço de poucos anos revoluciona o mercado de carros movidos a diesel.
1998: o Fiat Multipla, Lancia Lybra Punto e novo chegam ao mercado.
1999: o primeiro transmissão manual automatizada (Selespeed) entra em produção em massa. Durante o mesmo ano, CNH-Case New Holland é formado para
criar uma empresa líder mundial em equipamentos agrícolas e de construção.
2000 - 2011 ------
Durante a década, o grupo passa por uma profunda mudança cultural e reorienta suas atividades para se concentrar no setor automotivo. Todas as marcas lançam novos modelos.
é Fiat apresenta um restyling do Punto, o novo Idea, o Bravo, e relança os 500 icónica;
Alfa Romeo lança o 159, 166, MiTo e Giulietta, por seu 100 º aniversário, Lancia Ypsilon lança o novo; de Maranello, a produção começa no Ferrari
F430 inovadoras e 599 GTB Fiorano e, Maserati sai com o GranSport cativante e coupés GranTurismo.
Alfa Romeo 147 GTA
2000: Uma aliança industrial é formada com a General Motors que seria dissolvida em 2005.
Alfa Romeo 147 mostra o que é eleito "Carro do Ano" no ano seguinte.
2001: Fiat apresenta o Stilo e no ano seguinte lança o Lancia Thesis, seu modelo de luxo.
2003: depois de quase meio século no comando da empresa, Giovanni Agnelli morre e seu irmão Umberto toma posse como presidente.
Fiat cria a tecnologia MultiJet e a SDE, o menor motor diesel de injeção direta já produzido.
No Brasil, a empresa introduz a tecnologia flexfuel, que permite dois combustíveis diferentes (por exemplo, gasolina e etanol) para ser misturado no mesmo tanque.
2004: Umberto Agnelli morre e os novos líderes do Grupo são nomeados: Luca Cordero di Montezemolo como presidente, John Elkann como Vice-presidente e Sergio Marchionne como Chief Executive Officer. O Panda vence o prêmio "Carro do Ano".
2005: Fiat Group volta a ser rentável e o motor Multijet 16v 1.3 é nomeado "Motor do Ano" .
FPT Powertrain Technologies é estabelecida.
2006: lançamento do sistema TetraFuel para combustíveis alternativos.
2007: no final de janeiro, a Fiat lança o Bravo novo.
Em março, uma das mais prestigiadas marcas de automóveis esportivos da história, Abarth, é relançado com a sua reinterpretação do Grande Punto.
Em 04 de julho, o novo Fiat 500 chega ao mercado e torna-se um sucesso instantâneo.
Em 2008, é nomeado "Carro do Ano".
2008: o novo Lancia Delta, o Alfa 8C Spider, o 500 Abarth eo Fiorino são todos apresentados pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra.
Poucos meses depois, a Fiat lança o "free space" Qubo e o Grande Punto Natural Power.
2009: em 10 de junho, o Grupo Fiat e o Grupo Chrysler LLC anunciam que assinaram uma aliança estratégica global.
No mesmo ano, apresenta o II FPT MultiJet, bem como o MultiAir, um revolucionário sistema electro-hidráulico de controle de válvula.
Em dezembro, o Doblò novo chega.
Além disso, a Fiat SpA é reconhecida como líder em sustentabilidade, e entra no Dow Jones Sustainability World e Dow Jones STOXX Sustainability Indexes.
2010: John Elkann torna-se presidente da Fiat.
A empresa lança duas inovações importantes, a tecnologia (Transmission Clutch Twin) TCT eo TwinAir, o primeiro do motor high-tech de dois
cilindros do mundo.
Em abril, há a estréia do Alfa Romeo Giulietta e da unidade número 500.000 do novo 500 sai da linha de produção.
Em 16 de setembro, os Acionistas aprovam o plano de cisão das atividades industriais Fiat SpA (Società per azioni) e a criação de um novo grupo liderado por Fiat Industrial SpA.
Alfa Romeo 4c
2011: a cisão produz efeitos a partir 01 de janeiro.
Sob a nova estrutura, a Fiat é composto por FGA, Ferrari, Maserati, Magneti Marelli, Teksid, Comau e Fiat Powertrain Technologies (o "Passenger e Veículos Comerciais" business powertrain).
O novo grupo liderado por Fiat Industrial SpA, que está listada na Borsa Italiana, consiste de CNH, Iveco e FPT industrial (o negócio powertrain "Industrial & Marine").
fonte: http://www.fiatspa.com
http://www.fiat500usa.com/
1 loucos fugidos comentaram. Comente você também!!:
Olá!
Daqui Miguel do Quadradinhos Patópolis!
Dado o comentário deixado no blog, venho pedir a tua ajuda no tratamento de alguns scans. Não encontrei o teu email. Será que podes, pf, entrar em contato para quadradinhos.patopolis@gmail.com ?
Muito obrigado e um abraço
Postar um comentário