terça-feira, 10 de abril de 2012

Pensamentos aleatórios [Brasileiros e a leitura]



Tava ali acompanhando no blog literatortura a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro, falando sobre os 25 livros preferidos pelos brasileiros e me vem a cabeça o seguinte pensamento:


Brasileiro infelizmente lê por moda ou obrigação.
Isso explica a quantidade de livro de auto-ajuda, religiosos e os best-sellers que alguém ouviu falar em algum lugar... e respondeu na pesquisa mesmo sem ter lido. Vide os 75% de brasileiros que nunca entraram um uma biblioteca e a quantidade ínfima de livros lidos anualmente.
Não devemos esquecer também que a pesquisa foi feita com amostras majoritárias de classe C e D.
Até é possível imaginar a pessoa respondendo às pressas a pesquisa de 1 hora e tentando parecer intelectual, respondendo o último título que vem à cabeça:
"e porque não aquele lá que eu assisti o filme na TV??"
Vide outra parte da pesquisa kkk
"O que os brasileiros gostam de fazer em seu tempo livre"
em primeiro lugar: Assistir televisão 77% contra os 35% que responderam "ler".
Pasmem:
"ler" acabou sobressaindo ao"Sair com os amigos" (33%)
Posso parecer pessimista mas acho que muita gente interpretou esse questionário de forma equivocada.

Considero essa pesquisa meio furada, mal aplicada e distorcida. Mas claro que tudo depende da interpretação desses dados coletados. Cada mídia vai usá-la de forma diferente, inclusive incentivando a leitura!

0 loucos fugidos comentaram. Comente você também!!:

Minha foto
Blogueiro, ilustrador, desenhista, administrador, programador e curioso. Amo aprender e estou sempre em busca de coisas novas.